Salvatore Ferragamo

Leave a Comment

Por Douglas Carvalho






Nasceu em 1898, em Bonito, uma pequena cidade localizada nas redondezas de Nápoles, na Itália. Aos 11 anos de idade foi aprendiz de sapateiro, aos 13 anos já abriu a própria sapataria em sua cidade natal, onde não só fazia reparos e, confecções de botas para fazendeiros, mas ousou em desenhar e criar modelos exclusivos que adornavam os pés de amplia

Mesmo muito novo, seu empreendimento alcançou tanto sucesso que aos 14 anos já contava com seis assistentes na sua produção, e com uma clientela nas cidades vizinhas. Vendo a possibilidade de ampliar o seu negócio, embarcou para os Estados Unidos e se juntou aos seus irmãos mais velhos.


 

Assim que chegou, percebeu que a qualidade e o acabamento dos sapatos produzidos em série, eram de péssima qualidade e decidiu abrir sua loja na cidade de Santa Bárbara, na Califórnia, próximo aos grandes estúdios de cinema e, sem muita surpresa, começou a confeccionar calçados sob medida para grandes estrelas do cinema da época, como por exemplo, Greta Garbo e Marlin Monroe.




Greta Garbo e Marilyn Monroe

Para trazer maior conforto a suas criações, foi estudar anatomia humana na universidade de Los Angeles, com o intuito de fazer com que seus calçados se ajustassem perfeitamente aos pés femininos.

Em 1923, ficou conhecido como o “sapateiro das estrelas” e foi obrigado a se mudar para Hollywood, onde abriu sua famosa Hollywood Boot Shop.

Clientes famosos

Salvatore Ferragamo filmado separar a medida de cada cliente. Número de modelos pés era uma enorme celebridade e designer sabia tudo sobre os gostos de seus proprietários. Ele calçados estrelas do cinema mudo Paul Negri (Pola Negri), Mary Pickford (Mary Pickford), Rudolph Valentino (Rudolph Valentino), Gloria Swanson (Gloria Swanson) e Joan Crawford (Joan Crawford) e Sophia Loren (Sophia Loren), Silvana Mangano (Silvana Mangano), Gina Lollobrigida (Gina Lollobrigida), Marlene Dietrich (Marlene Dietrich), Evita Peron (Evita Peron), Claudette Colbert (Claudette Colbert), a Duquesa de Windsor, a última rainha da Itália Maria José, Imelda Marcos, Eva Braun (Eva Braun), Carmen Miranda (Carmen Miranda), Ingrid Bergman (Ingrid Bergman) e muitos outros.

http://www.museoferragamo.it/en/collezione-decadi.php





Com tanto sucesso alcançado, a loja não conseguia acompanhar a grande demanda de pedidos, e a mão de obra local não tinha capacidade de confeccionar os sapatos com a quantidade desejada por ele. Foi então que em 1927 voltou para Itália e no ano seguinte, inaugurou a primeira fábrica de sapatos confeccionados totalmente à mão, contando com uma equipe de 60 artesãos, treinados por ele mesmo, e assim, passou a produzir cerca de 350 pares por dia.

Sua fama, então, se estendeu por toda Itália e Europa, fazendo com que o palácio Spini Feroni, onde abriu sua loja, virasse ponto de parada das grandes celebridades do cinema.

Sua maior inovação veio surgir nas décadas de 30 e 40, onde desenvolveu sapatos utilizando matéria prima barata, como cortiça e celofane, já que o couro estava escasso no mercado europeu.

Deu origem a calçados feitos com palha e os primeiros materiais sintéticos.

Sua principal invenção foi uma palmilha compensada.

Seu diferencial era exatamente o fato de não gostar de produção em série, e sim, acreditar que cada par tinha que ser exclusivo, e bem detalhado, pensando tanto na beleza quanto em ser anatômico.

Particularmente interessado em arte, design e arquitetura, era bem antenado na contemporaneidade e, como exemplo disso, criou em 1939, um sapato com salto alto em mosaicos que remetiam a arquitetura da época. Seu estilo caracterizado pelo uso de cores fortes, era visto em sua paleta de compostos, por tons fortes e ousados desconstruindo os padrões.


Marilyn Monroe imortalizou o salto-agulha de metal.


 
Sapato de Cortiça                              Sapato Invisível





Em 1957, o italiano já tinha criado mais de 20 mil modelos e registrado 350 patentes.
Morreu em 1960, porém, sua família manteve o negócio que é sucesso até hoje no mundo inteiro.

Continuaram à frente do ateliê, no Palazzo Spini Feroni, erguido em 1289 na via Tornabrioni.



Ferragamo Firenze


Seus seis filhos, e esposa, herdaram o gosto pela unicidade do trabalho de Ferragamo e mantem a história do pai que presava o trabalho artesanal e, lançaram nos anos 90, coleções de lenços, cosméticos, perfumes e acessórios masculinos e femininos.

http://www.youtube.com/watch?v=zKDmRiFRGDg (VÍDEO)

Salvatore Ferragamo" Autumn Winter 1989 1990




A criatividade de Salvatore Ferragamo teve extrema importância para o sucesso do design e da moda italiana, com projetos que mudaram a história dos calçados e que ainda são fontes de inspiração para os estilistas de hoje.

https://www.youtube.com/watch?v=ZopPIM5zpWc (VÍDEO)


Salvatore Ferragamo | Fall Winter 2014/2015 by Massimiliano Giornetti
           

A marca, possui hoje, cerca de 570 lojas espalhadas por 80 países, e traz para seu público, vários artefatos de luxo, como relógios, bolsas, sapatos, perfumes e roupas, com um conceito único.

No ano de 2010, as empresas Ferragamo obteve um faturamento de mais de US$ 1 bilhão, e se tornou um dos impérios mais importantes da moda italiana.

Referências

http://www.museoferragamo.it/en/collezione-decadi.php

https://www.youtube.com/watch?v=ZopPIM5zpWc

http://www.youtube.com/watch?v=zKDmRiFRGDg

http://wiki.wildberries.ru/people/designers

http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/07/salvatore-ferragamo-o-mestre-dos.html

http://www.puretrend.com.br/marca/salvatore-ferragamo_b4294924700

http://www.italia43.com.br/art/9611/o-conto-de-ferragamo-espetaculo/

http://www.comunidademoda.com.br/historia-da-moda-grife-salvatore-ferragamo-faz-80-anos/

http://modanapassarela.com.br/2013/02/a-historia-do-luxo-tradicional-dos-sapatos-salvatore-ferragamo/







0 comentários:

Postar um comentário