David Carson

1 comment

Por - Rafael Drumond







O DESIGN DAVID CARSON


David Carson nasceu em 8 de setembro de 1956 no Texas, Estados Unidos e é um designer gráfico conhecido mundialmente. Seu trabalho na área de comunicação visual é muito inovador, pois vai além da idéia de apenas levar informação e chegam a ser reconhecidos como arte devido a sua originalidade.

A característica principal do seu trabalho é dar a pessoa que o vê a impressão de ser algo desorganizado e traz ao seu interlocutor uma aparente irracionalidade e falta de coerência. Carson não se preocupa com aspectos como legibilidade, padrões e grids. No entanto, podemos perceber que os elementos presentes em seu trabalho apresentam uma intensa relação.

Ele utiliza espaçamentos irregulares e irracionais, inversão de letras, recortes de fotografias, tipos distorcidos, quebrados, sujeira, rabiscos e sobreposição de imagens que dão ao seu trabalho características únicas e especiais capazes de dar a pessoa que o observa uma liberdade de interpretação. Já foi vencedor de 150 prêmios por seu trabalho e dentre esses prêmios podemos destacar o “Best overall design”.

Engana-se quem pensa que toda essa inovação seja fruto de intensos estudos na área de designer gráfico. No Final dos anos 70, o brilhante David Carson nem imaginava que poderia ser um designer tão importante. Ele era um surfista profissional e chegou, inclusive, a ser o oitavo no ranking mundial. Aos 21 anos ele se formou na Universidade do Estado de San Diego no curso de sociologia. Cinco anos depois foi para a Suíça e lá frequentou a escola Rapperswill por três semanas, onde fez o curso de designer. Sua principal influencia foi o designer Hans Rudolph Lutz.

Em 1983 começou a trabalhar na edição gráfica de uma revista chamada Trans world Skate boarding, onde ficou ate 1987. Em 1989 tornou-se o responsável gráfico de outra revista que se chamava Musician. Depois de um tempo foi chamado para fazer um catálogo anual de moda da Surfer Publitions, onde ficou conhecendo o editor Neil Feineman. Os dois inovaram esse projeto passando a chamá-lo de Beach Culture.

Marvin Scott Jarrett, criador da revista Ray Gun, o contratou em 1992 e em 1995 Carson fez com que a Ray Gun triplicasse seu numero de vendas. David Carson é o "tipógrafo grunge", cuja revista Ray Gun ajudou a explodir as possibilidades de texto em uma página.

A quebra da fronteira tipografia de David Carson na década de 1990, na revista Ray Gun e outros livros pop-cult, marcou o início de uma nova visão do tipo e da página de design simplesmente, quebrar o molde tradicional do tipo em uma página exige olhos frescos do leitor. Squishing, quebrando, inclinando e encantando as palavras em um layout, fez o ponto, mais e mais, que as letras em uma página que se tornarão até arte. Você pode ver a repercussão de seu trabalho até hoje, em um milhão de páginas de introdução em Flash, e, provavelmente, assim como muitos skates e camisetas.

Não foi a toa que David Carson foi descrito pela revista Creative Review como “o mais famoso designer gráfico do planeta", ao publicar seu primeiro livro, The End of Print, com Lewis Blackwell é um prefácio de David Byrne, foi considerado o livro mais vendido de design gráfico de todos os tempos. Ele também escreveu ou colaborou em vários outros livros, incluindo o livro magistral de Sondas, uma exploração do pensamento de Marshall Mc Luhan, seu livro plublicado mais recente é ”Trek”, que é uma coleção de seus ultimos trabalhos.

Carson começou a fazer consultoria de design para Burton Snowbord e artistas como Prince e David Byrne. O designer também foi responsável por dirigir comerciais de diversas marcas famosas como Coca- cola, Levi Strauus&Co, Ryder Trucks, Nike, Citibank, AmEx e General Motors.

Abriu seu primeiro escritório em 1996, após sair da Ray Gun. Seu escritório recebeu o nome de “David Carson’s Designer” e tinha filiais em Nova York e San Diego, atualmente também tem um escritório em Zurich na Suíça.

Hoje, Carson e sua obra foram apresentados em mais de 180 artigos de revistas e jornais ao redor do mundo, incluindo uma característica revista News week, em um artigo de primeira página no The New YorkTimes.

O trabalho de David continua a ser subjetivo, e, em grande parte impulsionado pela intuição. Continua a ser um designer de hands-on, mantendo seu estúdio pequeno e móvel, designer muito influente, executa muitas palestras, trabalha em projetos editoriais e televisivos. No entanto, algumas de suas práticas de trabalho são bastante heterodoxas como, por exemplo, Carson é simplesmente muito ocupado projetando, para organizar seus arquivos, e é a sua própria personalidade mostrando através de seu trabalho, e sua maneira de trabalhar, que pode influenciar seus projetos. De acordo com Carson, a tecnologia e as novas oportunidades que são proporcionados ao designer, pode ter impacto sobre a abordagem de design.


"Você tem que utilizar o que você é no seu trabalho. Ninguém mais pode fazer isso: ninguém pode tirar de seu fundo, de seus pais, a sua educação, a sua experiência de vida inteira” - David Carson.


Curiosidades:


Carson não se dedica ao web designer e o próprio já afirmou não gostar da área.


Aos 57 anos, Carson ainda surfa.


Em 1995 publicou a primeira coleção de seu trabalho como designer gráfico, que se chama The End Of Print: The Graphic Design Of David Carson.
Em 1999 e em 2003 voltou a publicar três livros: 2nd Sight, Fotografiks e Trek.


Alguns de seus trabalhos:











Mais trabalhos de David Carson em seu site: http://www.davidcarsondesign.com/



Vídeos:









David Carson fala sobre design, descoberta e humor.


Um vídeo de três minutos sobre David Carson com uma peque na biografia e uma carteira selecionada de trabalho. Música: Crescen dolls por Daft Punk.


Neste vídeo exclusivo, David Carson descreve como Quark Xpress permite-lhe experimentar colocação, de fontes, efeitos e de estilo, ele explica que quer se concentrar em decisões de projeto básico.
Trabalho acadêmico, texto elaborado por Rafael Drumond

Um comentário:

  1. Parabéns e obrigado pelo artigo!

    Todas imagens e videos estão com o link quedrados.

    ResponderExcluir