Michel Thonet

1 comment

Por Denise Lopes

Michel Thonet(1796 – 1871)

Carpinteiro entalhador começou seu trabalho em Boppard Alemanha em 1819. Logo desenvolveu uma técnica de arquear (Dobrar, curvar-se)madeiras em um processo a vapor, produzindo cadeiras inovadoras em série, fator que contribuiu para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas aprimoradas, com a finalidade da criação de bens de consumo. A ideia de Thonet surge dentro do contexto industrial, a partir de uma análise: Móveis e objetos do cotidiano não seguiam aos preceitos da Revolução Industrial, pois apresentam dificuldades no transporte e na execução e com o custo alto; Thonet, porém, desenvolve mecanismos de trabalhar com madeira curvada, de forma funcional e moderna.



1830 Thonet inventou uma máquina para fabricar móveis de madeira curvada, principalmente cadeiras, sendo patenteadas em 1856 (início da introdução de maquinários). Estabeleceu em Viena em 1860, com seus filhos,onde consolidou sua inovação, e aprimorou técnicas de produção em série de mobiliário, incluindo a arqueação a vapor de madeira sólida.

A origem do sucesso inicia em 1851 através da primeira exposição dos modelos da nova mobília, na Grande Exposição de Londres. Garantindo uma medalha de ouro a família, pelo novo conceito aplicado aos mobiliários. 





Cadeiras Bentwood de Michael Thonet (1850).


O carpinteiro Michel Thonet em 1859 – Viena; Apresentaum novo modelo, cadeira de madeira com apenas seis peças, (revolucionando a indústria de mobiliários) seguindo o princípio e a padronização de arqueação e produção em série, sem perder a linguagem de forma simples e a qualidade estética, possibilitando fácil transporte; Pois em um metro cúbico cabia cerca de 36 cadeiras. Modelo que contribuiu para a inserção do produto no mercado industrial, havendo um crescimento em larga escala no setor de vendas, devido à produção em série possibilitar a venda demobília em preço acessível.




Cadeira nº 14.

 



O modelo marcante de todas as obras Thonet é a cadeira nº 14, tornando um símbolo do design moderno, um clássico e sucesso na época do seu lançamento, sendo exemplo de criação até os dias atuais. A diferença da cadeira 14, para as demais, do século XIX era pela forma simples e elegante sem deixar de ser funcional, sempre com preocupações ergonômicas.

Característica marcante de seu mobiliário:
 Estofamento (O encosto e o assento são geralmente feitos de palha entrelaçada).

“Cadeiras de vovó” revolucionaram o sistema de produção um conceito novo do sentar. Com 150 anos, mas com corpinho e design atuais.


Cadeiras de vovó


Cadeira Thonet: 150 anos de história


“A madeira envergada e o assento de palha sempre foram os trunfos da marca. Sinônimo de elegância e conquistou, além de casas, muitos bares e restaurantes ao redor do mundo. Sob comando da quinta geração da família, ainda produz móveis assinados por Michael Thonet. "A cadeira virou objeto de desejo desde o momento em que foi lançada no mercado e continua assim até hoje", conta o empresário Wilson Gruman, sócio da Isto é Brasil, loja que representa a marca em São Paulo”.Revista Casa e Jardim.globo.com

Hoje temos assento de madeira ou de tecido. Outra adaptação são as cores. É possível encontrar o modelo na cor dourada, amarela, vermelha, azul, entre outros tons.

Fonte: <http://blogadvintage.wordpress.com/2013/10/21/a-revolucao-da-cadeira-no-14-de-michel-thonet/>

Um comentário:

  1. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, define carpinteiro do seguinte modo:

    car·pin·tei·ro
    (latim carpentarius, -ii, construtor de carruagens)
    substantivo masculino
    1. Operário que aparelha madeira e a arma em construções.
    2. [Entomologia] Carcoma (.inseto). [Também se chama bicho-carpinteiro.]
    3. [Brasil] Vento do alto-mar, que sopra rijo na costa do extremo sul do país.

    "carpinteiro", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
    https://www.priberam.pt/DLPO/carpinteiro [consultado em 19-11-2015].


    O genial Michel Thonet, fica mais proximo da definição de marceneiro
    do mesmo dicionario, ou seja:

    mar·ce·nei·ro
    substantivo masculino
    O que faz móveis de madeira.
    Palavras relacionadas: marcenaria, enxamblador, ebanista, talha-frio, polidor,
    sovina, banco.

    "Marceneiro", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
    https://www.priberam.pt/DLPO/Marceneiro [consultado em 19-11-2015].

    ResponderExcluir