Paul Poiret

Leave a Comment

Por Emilly Dornelas



Paul Poiret foi o primeiro fashion designer moderno, nasceu em 20 de abril de 1879, em Paris, o mesmo foi muito importante no século XX principalmente para a moda feminina, pois Poiret eliminou o espartilho que as mulheres usavam muito, e deu um nova silhueta a suas peças de roupas, baseada nas formas da art-deco. Ele começou a desenhar vestidos em meados da década 1890 em uma fábrica de guarda-chuvas onde trabalhava. Em 1898, ele inicia como aprendiz do costureiro Jacques Doucet, absorvendo assim estratégias que influenciaram mais tarde na sua carreira.

Em 1901, deixa o atelie de Doucet e vai trabalhar com Charles Frederick um importante estilista do século 19, Poiret mais tarde em 1903 abre seu próprio ateliê e admitiu que não sabia costurar muito bem, mas por esse fato ele desenvolveu suas técnicas sobre suas peças obtendo o resultado de peças retangulares de tecido sem costura, vestidos mais soltos e chemisiers base; também eliminou as cores pálidas do século 19 e inseriu cores mais vibrantes. Por seu trabalho de grande excelência Poiret tornou-se o rei da moda, e até hoje vários fashionistas de grande importância no mundo da moda, tem Poiret como inspirações para seus looks.

O fashion designer eliminou o incomodo das mulheres usarem o espartilho que prendia a respiração das mulheres, mas também foi o primeiro costureiro a pôr sua marca em perfumes, objetos de decoração e cosméticos. A arte também influenciava Poiret, o mesmo era apaixonada por pintura, com isso ele foi o primeiro a usar a arte moderna para representar suas criações. Os trabalhos de Poiret eram inspirados na art nouveau, na indumentária oriental e nos figurinos exóticos do Ballets Russes de Sergei Diaghilev, e sempre produzia cores vibrantes na alta-costura.

Mediante suas artes ele dizia que sua inspiração era sua mulher Denise Boulet "Minha mulher é a inspiração para todas as minhas criações, ela é expressão de todos os meus ideais", ele afirma, Denise fazia as provas de todas as peças de Poreit e era sua própria modelo onde a mesma divulgava as roupas, sua esposa foi também diretora do ateliê de Poiret, e pelo seu corpo esguio motivou o estilista a eliminar o espartilho. Mais tarde ele e a esposa se divorciam e as roupas e os sapatos de Denise vão há leilão.

O estilista foi uns dos primeiros precursor do estilo Art Déco,as roupas que o mesmo criava era de estilo solto, sem exageros, mas as festas que ele realizava era bastante luxuosas e ele fazia as roupas mais elaboradas para sua esposa nos próprios eventos que produzia. Muitos pensam que a primeira estilista a lançar seu próprio perfume foi Chanel, mas Poiret criou quase 10 anos antes do Chanel 5.

Em 1920 o rei da moda perde sua posição para a estilista Coco Chanel com sua alfaiataria perfeita e as cores sóbrias. A história de Poiret teve um fim triste pois, nos anos 20 ele não estava mais inspirado para a criação de novas peças, e chegou até em inserir novamente o que ele havia eliminado; o espartilho em suas peças de roupas, retraindo a nova moda que dava as mulheres um jeito de menino, em seguida ele tenta inserir vestidos inspirados no seculo 19 mais não adiantara nada que o mesmo fazia, perdeu vários clientes que partiram para outras maisons.

Poiret ficou endividado e infelizmente vendeu suas empresas, nos anos 30 ele publicou En Habillant L Époque, que nos anos seguintes foi lançada nos Estados Unidos com o título de King of Fashion, mas o mesmo estava sem dinheiro foi morar em um hotel e desenhou apenas uma coleção para a Printemps, loja francesa de departamentos. Poiret em 1934 teve mal de Parkinson uma doença que atinge o cérebro e provoca tremores e dificuldades de coordenação, com essa dificuldade amigos cuidaram dele, e mesmo debilitado começou a pintar novamente, até chegou mostrar seus quadros em uma exposição.

Em 1943 muito debilitado e sem recursos, foi morar na casa de sua irmã e morreu um ano depois, um triste fim para um grande estilista e artista que inspira muitas pessoas na área da moda e da arte.






0 comentários:

Postar um comentário