Por Epitácio Leão Chaves.
Nascido em 1925 na cidade de Nova Jersey, filho de britânicos, Robert Brownjohn era um designer gráfico que teve uma grande carreira na America e Grã-Bretanha. Em 1944 ele foi aceito no instituto de design em Chicago, New Bauhaus, onde conheceu o fundador László Moholy-Nagy. Após a formatura trabalhou como planejador de arquitetura e lecionou no instituto até 1950.
Robert se mudou para Nova York em 1957 e fundou a Brownjohn, Chermayeff & Geismar (BCG) com colegas designers Ivan Chermayeff e Tom Geismar,, onde trabalhou com tipografia e projetos comercias. Um de seus grandes clientes era a Pepsi cola.
Em 1959 a BCG chegou ao fim quando Robert se mudou para Londres, onde trabalhou na empresa J. Walter Thonpson até 1962 e após na McCann Erickison onde sua carreira começou a crescer ao trabalhar com imagens em movimento em 1963.Foi quando diretores do filme de James Bond o convidarão para fazer uns trabalhos no filme Bond,From Russia with Love, e posteriormente Goldfinger. Ambos utilizando a técnica de projetar imagens em pessoas, uma técnica adquirida na bauhaus.
Em 1969 fez a capa dos Rolling Stones álbum Let It Bleed e outros dois títulos posteriores. Robert faleceu em 1970 aos 45 anos de idade. Deixando um grande legado para os designers.·.
BIBLIOGRAFIA
vídeo:
http://vimeo.com/26135925
imagens:
http://www.tumblr.com/tagged/robert-brownjohn
livro;
Robert Browjohon: sex and thypography de Emily king
Sites:
http://www.designishistory.com/1940/robert-brownjohn/
http://www.aiga.org/medalist-robertbrownjohn/
http://designmuseum.org/design/robert-brownjohn
http://www.designersjournal.net/jottings/designheroes/heroes-robert-brownjohn
0 comentários:
Postar um comentário