David Cage

Leave a Comment
 por Júlio César Tomáz


David Cage é um designer de jogos digitais, compositor e escritor francês nascido em 09 de junho de 1969. Em sua carreira esteve intensamente envolvido com o cinema, trabalhando em trilhas de programas de TV e filmes.
 Seu interesse na área de games surgiu quando ele começou a compor trilhas para jogos como Super Dany, Cheese Cat-Astrophe starring Speedy Gonzales e Timecop, depois disso ele e Guillaume de Fondaumière fundaram o estúdio Quantic Dream em 1997, estúdio que o tornaria conhecido mundialmente.
David Cage chama a atenção por propor em seus jogos um gênero ainda muito pouco explorado na área o “drama interativo”, onde a narrativa valoriza o aspecto cinematográfico, no qual o jogador se divide a telespectador. Por essa razão, seus jogos nunca foram unanimidade entre imprensa e jogadores que dividem opiniões sobre seus projetos.

Informações sobre estúdio e seus projetos:


O estúdio fundado em Paris por David Cage e Guillaume de Fondaumière em 1997 trabalha especialmente com captura de movimentos para o cinema e para indústria de jogos, apesar de ser uma empresa independente, atualmente a Quantic dream desenvolve jogos exclusivamente para as plataformas da Sony.


Omikron: The Nomad Soul é o primeiro jogo do estúdio desenvolvido em 1999 para Pc e Dreamcast. A história se passa na cidade fictícia de Omikron, situada em Phaenon, um planeta do sistema Rad'an, e conta a história de uma série de assassinatos no local. O jogador entra na investigação após ser contatado por um policial, que lhe mostra pistas e apresenta a possibilidade de transferir a mente para outros corpos.



Após uma empreitada de sucesso relativo era chegada à hora de um jogo de afirmação. NoPlayStation 2, Indigo Prophecy fez esse papel. Com uma história profunda, narrativa intensa e um nível de envolvimento pouco visto em outros games, o título destacou de uma vez por todas a Quantic Dream no mercado.
A trama gira em torno de Lucas Kane, um sujeito que é possuído por uma força desconhecida e acaba assassinando um rapaz dentro de um banheiro. Aos poucos, o jogador descobre que Kane tem visões desde pequeno e os meandros da trama começam a ser desvendados. Toda a investigação segue entre a realidade e o sobrenatural, sempre acompanhado pelos dramas pessoais dos personagens envolvidos.
O Jogo chamou a atenção não apenas por sua narrativa profunda mais também por sua jogabilidade, que utilizava o ainda inovador sistema de Quick time events( Que consiste em apertar um botão pré-determinado para uma ação específica dentro do jogo), o que dividiu a opinião da imprensa que questionou a qualificação dos jogos de David Cage. Fato é que o jogo tendo ou não deixado boas impressões deixou sua marca entre os clássicos da época


Em 2010 Quantic Dream lança o seu jogo de maior sucesso e um dos mais belos de todos os tempos, Heavy Rain, lançado exclusivamente para o Playstation3, é um dos jogos mais aclamados da plataforma da Sony.
Dessa vez a trama não conta com um protagonista mais sim com quatro, que terão suas vidas envolvidas nos crimes de um serial killer, conhecido como o assassino do origami por sempre deixar uma dessas figuras ao lado dos corpos de suas vítimas.
O jogo chamou a atenção na época pela qualidade visual que apresentava rostos, cenários e efeitos de clima ainda inéditos naqueles tempos. Cage e seus companheiros foram ainda mais longe na questão de profundidade da narrativa, as escolhas dos jogadores no decorrer da trama alteraria o final da história. O game foi um sucesso, aclamado pela crítica se tornando o maior sucesso do estúdio na área dos jogos digitais.



Após o sucesso de Heavy Rain o próximo jogo de Cage se tornou um dos mais aguardados do ano de 2013 quando foi lançado, o jogo foi anunciado como uma grande produção cinematográfica interativa, tendo inclusive a presença de Ellen Page e Willem Dafoe, a trama do jogo contaria a história de Jodie Holmes (Ellen Page), uma garota que desde seu nascimento convive com uma presença sobrenatural a qual ela chama de Aiden, o que faz com que ela tenha uma vida conturbada e inicie uma jornada para compreender mais sobre essa presença sobrenatural.
 Após seu lançamento, o jogo novamente dividiu opiniões e não chegou a ter o sucesso de Heavy Rain. A imprensa criticava o jogo por ser muito linear e por suas escolhas não terem impactos relevantes na história, apesar de citarem o jogo como sendo um dos mais bonitos da atualidade, também apontam o fato de que Beyond é mais um filme do que um jogo, isso pode desapontar boa parte dos Jogadores.



Apesar de não ter nenhum projeto anunciado, David Cage subiu ao palco na E3 2013(maior evento de games do mundo) para uma demonstração técnica do novo motor gráfico de seu estúdio, uma demonstração técnica nomeada de “The Dark Sorcerer”, a qual apresentou uma evolução visual surpreendente e deverá ser a base para a construção dos novos projetos de Cage.




Atualmente David Cage exerce o Cargo de CEO no estúdio Quantic Dream.



Biblíográfias
http://jogos.uol.com.br/playstation3/fichas/beyond-two-souls.htm






0 comentários:

Postar um comentário