Karim Rashid

Leave a Comment

Por Deise Santos


Um pouco sobre o designer Karim Rashid por Deise Santos, estudante de Design Bacharelado.

Karim Rashid, um dos designers mais respeitados da era contemporânea!

Escolhi falar um pouco sobre o designer Karim Rashid, de 54 anos. Ele é egípcio, porém cresceu no Canadá onde cursou Design Industrial na Universidade de Carleton. Em 1983 ele se fez sua pós-graduação em Design pela IDA, na Itália.

Eu trabalho com interiores, projetando móveis planejados e já há um tempo ouvia falar muito bem sobre ele, resolvi então pesquisar um pouco mais sobre sua vida, suas criações e seus ideais, para apresentá-lo a vocês por intermédio deste blog.

Conhecendo mais sobre seus trabalhos, percebi o quanto ele é abrangente com relação a área em que atua. Sua vida gira em torno do design. Rashid já desenvolveu projetos nas áreas de produtos, design de interiores, design gráfico, arquitetura, mobiliários, iluminação, moda, arte, dentre outros.




Ele é completo, não é a toa que é intitulado como um dos designers mais famosos e respeitados do mundo.

Rashid já trabalhou desde a arquitetura dos ambientes aos talheres a serem usados na mesa de jantar! No geral, seu trabalho é inspirado pelas formas curvas e com cores sempre vibrantes, uma característica própria e muito marcante. Quando o assunto é design de produto e de móveis, Rashid brilha mostrando todo o seu talento, eu diria que é a sua especialidade! Impressionante suas criações. A concepção que temos ao olharmos é sempre de algo moderno e super futurista. Não posso deixar de ressaltar, Rashid já produziu mais de 3.000 peças, recebeu mais de 300 prêmios e já trabalhou em mais de 40 países, inclusive no Brasil.

Após pesquisar um pouco mais sobre seus ideais, confesso que estou admirada por sua personalidade forte, Rashid não poupa palavras: "Para mim, se um relógio que custa cinco dólares me dá horas precisas e me faz sentir confortável é um exemplo de luxo. Não necessito de um Rolex. Eu preciso olhar para as coisas e me inspirar, me sentir vivo". Ele é um defensor nato de que o design pode e deve melhorar a qualidade de vida de todos nós, enfatizando que em seu dia-dia tenta transformar o mundo em um lugar mais humano, prazeroso e motivante.

Em 1999 com essa visão contemporânea que tem, Rashid desenvolveu uma incrível cadeira de plástico iônico com um baixíssimo custo, sendo introduzida pela Umbra (uma empresa de utensílios domésticos fundada por designers a mais de 30 anos atrás em Toronto). A “OH Chair”, é flexível, empilhável e super confortável. É interessante dizer que sua criação obtêm três pontos importantíssimos falando-se propriamente de design: beleza, forma e função. Não é a toa que Rashid foi homenageado com o prêmio prata na categoria de móveis para o Industrial Design Excellence Awards (IDEA).

Neste mesmo segmento, o designer projetou lixeiras super modernas com suas curvas marcantes e todo o seu glamour, intituladas como “Garbino Can”, onde hoje fazem parte da coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Pois eu vos pergunto, quem não gostaria de ter em sua casa essas coleções deslumbrantes e visionárias de Rashid?


(“OH Chair” e “Garbino Can”)



Rashid já criou interiores de restaurantese hotéis, como o restaurante Morimoto e o Hotel Nhow, criando também até o conceito de embalagens, para marcas como Kenzo e Hugo Boss.


(Design do interior de alguns restaurantes)

Ele já trabalhou como designer gráfico desenvolvendo a identidade visual de marcas como a Hyundai, por exemplo e criando produtos para inúmeras marcas como Alessi, Prada, Giorgio Armani e até a marca brasileira Melissa. Diferente, não? rsrs




(Melissa por Karim Rashid)





Aqui, em solos tupiniquins, Rashid assinou uma linha de luminárias exclusivas para a marca Via Light. Esta coleção reúne 8 peças diferentes, entre abajures de mesa e pendentes. Há uma variação nas tonalidades vibrantes de cores sempre em conjunto com o preto.





É um designer totalmente excêntrico, um dos mais consagrados da geração, com uma particularidade fora do comum.

Segundo o próprio: “O mundo digital também tem nos proporcionado com novas formas e cores capazes de nos aliviar e inspirar mais do que formas antiquadas de ornamentação, escultura, estilos e derivativos do passado. Ferramentas tecnológicas me inspiram a criar formas sensuais, humanas, evocativas e esculturais, mas através de modelos que historicamente seriam impossíveis de criar.”

Outros projetos:








Neste vídeo, patrocinado pela Samsung podemos compreender um pouco mais sobre o mundo de Rashid, entender a fundo suas perspectivas, podendo assim, compreender a sua importância para a o design contemporâneo.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=fjMrgjROqIA


http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI109624-16937,00-DE+KARIM+RASHID+PARA+O+BRASIL.html

0 comentários:

Postar um comentário