Gabrielle Bonheur Chanel

2 comments
POR : Paula Stefany



Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa que revolucionou e influenciou o mundo da moda.

Nasceu na França cidade de Saumur 19 de agosto de 1883 e faleceu na cidade de Paris 10 de janeiro de 1971 (87 anos)
Chanel tinha quatro irmãos duas meninas e dois meninos, o seu pai era caixeiro viajante e sua mãe empregada domestica que veio a falecer muito precocemente vitima de tuberculose, com o falecimento da mãe Chanel passou a ser educada em uma escola interna.
Aos 18 anos Chanel sai do colégio interno e busca tentar construir uma carreira como cantora e dançarina de cabaré. Em 1910 ela se apaixonou por Arthur Capel, que contribuiu para que a futura estilista inaugurasse sua primeira loja de chapéus. Com esse relacionamento Chanel passou a freqüentar lugares sofisticado da Cidade luz mas meses mais tarde Capel veio a falecer num acidente de carro. Com o desgosto da morte do namorado Chanel abriu a primeira casa de costura comercializando também chapéus e nessa mesma época começou a vender roupas de banho para ir a praia e roupas para montar a cavalo e também inventou as primeiras calças femininas.


Nos anos 1920, Chanel já era uma designer influente. Começou a desenhar roupas confortáveis, com tecidos fluidos, peças emprestadas do guarda-roupa masculino e saias mais curtas, em contraste com a silhueta feminina. Em 1926 , Chanel teve a idéia de criar um vestido conhecido como pretinho básico. Ele não possuía gola, a manga era ¾.um tubinho preto em crepe de China. O "Ford assinado por Chanel" (comparação feita na época pela revista Vogue entre a criação de Chanel e o popular carro americano de Ford, os dois eram simples e compartilhavam a mesma cor), em breve se tornaria um guarda-roupa clássico de 1920 e 1930.


As roupas de Chanel vestiram as grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava moda em todo o mundo. Chanel revolucionou o mundo da moda libertando as mulheres dos trajes desconfortáveis e rígidos trazendo mais estilo e elegância para as mulheres da década de 20.

A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda e tornaram marca registrada do estilo Chanel.

E o seu perfume Chanel 5 foi o mais vendido em todo o mundo e que a fez ficar milionária. O perfume foi criado em 1921 por Ernest Beaux a pedido de Gabrielle Chanel, que sugeriu: "Um perfume de mulher com cheiro de mulher". Dentro de um frasco art déco  que foi incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959.

Faleceu no Hôtel Ritz Paris em 1971, onde viveu por anos. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem. Quando chanel morreu foi encontrado em sua casa desenhos de roupas da sua nova coleção.

Hoje estilista alemão Karl Lagerfeld é, desde 1983, o diretor de criação da marca Chanel, tanto para a linha de alta-costura quanto para a de prêt-à-porter. O estilo clássico criado por Chanel, atravessou o século 20 e se tornou atemporal.



REFERENCIAS
Espaço panamby. A vida de coco Chanel
Disponível em <http://espacopanamby.com.br/a-historia-da-chanel/>
Folha uol . A mulher do século 20
Disponível em <http://almanaque.folha.uol.com.br/chanel.htm/>



2 comentários: