Walter Gropius

Leave a Comment

Por Camila Almeida


Primeiros passos:
Originário de tradicional família de Braunschweig, Gropius nasceu em Berlim, em 18 de maio de 1883. É considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, tendo sido fundador da Bauhaus, escola que foi um marco no design, arquitetura e arte moderna e diretor do curso de arquitetura da Universidade de Havard. Estudou em Munique e em sua cidade natal antes de participar do estúdio de Peter Behrens (arquiteto prenunciador do modernismo), em 1907, onde completou sua formação.



Projetos
Em 1910, Gropius abriu seu próprio escritório de arquitetura. Dois grandes projetos marcaram sua produção anterior à Primeira Guerra. A fábrica Fagus de 1911, em Alfeld/Leine, um dos primeiros projetos que usaram o ferro e o vidro de forma moderna, e um projeto de fábrica para a exposição do Werkbund de 1914, em Colônia.



Bauhaus
Gropius dirigiu a Bauhaus até 1928. Nos primeiros tempos, seus conceitos foram influenciados pela ideia da "obra de arte total" propagada pelo compositor Richard Wagner no século anterior.
Acusada de "bolchevismo" e "judaísmo" pelo governo conservador de Weimar, a Bauhaus começou a sofrer ataques e Gropius foi obrigado a deixar o país.(Abandonado pelos sindicatos e trabalhadores e perseguido pelos conservadores, Gropius encontrou refúgio, e financiamento, nos industriais. A forma passou então a seguir a função. A política, no entanto, não deixou de marcar tanto o início quanto o fim da escola, fechada pelos nazistas em 1933, que consideravam o modernismo "coisa de comunista", obrigando Gropius a deixar o país) a escola mudou-se para a liberal Dessau em 1925, onde Gropius projetou sua famosa sede funcionalista. Em vez da "catedral do futuro", lema inicial da Bauhaus, a escola passou a defender a integração da arte com a técnica.



Conclusão
A partir de 1937, passou a lecionar na Universidade de Harvard e tornou-se diretor do departamento de arquitetura da universidade.
Nos Estados Unidos, começou a desenvolver arranha-céus, criando conceitos arquitetônicos que seriam exaustivamente copiados nas décadas seguintes. Em alguns projetos, associou-se a Marcel Breuer, ex-aluno da primeira geração da Bauhaus. Com ele, projetou um bairro operário em New Kessington, próximo a Pittsburgh.  Com razão ou não, Gropius permaneceu fiel aos princípios funcionalistas e universalistas até sua morte, em 5 de julho de 1969. Além de inúmeros projetos nos Estados Unidos e pelo mundo, o arquiteto alemão, que desde sua emigração aos 54 anos para os EUA se dizia norte-americano, realizou importantes projetos em Berlim.


    

Referências Bibliográficas
http://www.dw.de/1883-nasce-arquiteto-walter-gropius-fundador-da-bauhaus/a-3518662
http://deutscherwerkbund.blogspot.com.br/2013/04/walter-gropius.html
http://www.macamp.com.br/variedades/walterGropius.htm

0 comentários:

Postar um comentário