Por Carolina Carvalho
Nasceu em Bronx, Nova Iorque em 8 Maio de 1920,era um menino criativo que gostava de desenhar, se formou na escola de James Monroe, e no seu tempo parcial estudava em Art Students League em Manhattan e Brooklyn College com um design gráfico húngaro chamado Gyorgy Kepes famoso por introduzir o estilo Bauhaus de Moholy e o construtivismo russo nos EUA.
Saul Bass começou trabalhando em design gráfico, desenvolveu trabalhos excelentes e marcantes para a época.
Foi um design gráfico célebre, projetava materiais impresso de divulgação de filme, ficou famoso após produzir um cartaz do filme ''Carmen Jones'' em 1954, onde foi convidado para a abertura.
Saul Bass foi revolucionário. Depois de Carmen Jones, suas sequências de créditos e cartazes para filmes de grandes diretores de Hollywood foram marcos, depois dele, o tratamento com o visual e direção de arte dos filmes mudou. Seu trabalho é atemporal e muitas de suas criações persistem até hoje, inclusive identidades visuais desenvolvidas para grandes corporações multinacionais.
Os posters dele eram criativos e tinham um estilo inconfundível. São referências por saírem do lugar comum e dar uma identidade única a cada filme.
Além do trabalho com cinema, Saul Bass também é responsável por identidades visuais conhecidas e muito bem trabalhadas.
Ao longo da década, ele aperfeiçoou suas habilidades em criação de um mini-filme de animação de Mike Todd, Volta ao Mundo em 80 Dias e lágrimas nos olhos de Preminger .
Foi colaborador de diversos materiais, como o de Alfred Hitchcock ,em três de seus filmes, também para Martin Scorcese e Stanley Kubrick.
Abençoado com o dom de transmitir uma imagem que de certa forma simbolizava o filme, recriada em um estilo muito moderno. Bass entendia que os filmes realmente começam com o primeiro frame e que o público devia se envolver com ele desde o primeiro momento. Os créditos deveriam fazer parte do filme de modo orgânico, atuando como uma lente capaz de fazer o espectador enxergar o filme sob novas luzes.
Seus primeiros trabalhos tinham uma ligação mas direta com sua experiência em designer gráfico, tinha mas incorporação de elementos gráficos e símbolos. Aos poucos, Bass se familiarizou com a ação viva. Seus trabalhos foram de tamanha importância para o que chamamos de genealogia da motion graphic- Design em movimento. Ele é tido como o principal precursor ''o pai'' dessa linha de trabalho.
Saul Bass faleceu aos 75 anos no dia 25 de Abril de 1996 em Los Angeles na Califórnia mas seu trabalho continua sendo referência para grandes obras do design e do cinema.
Projeto de Anatomy of a murder (1959) - Otto Preminger
Projeto de Volta ao Mundo em 80 dias- Mike Todd
Projeto de Vertigo (1958) e Psycho (1960)-Alfred Hitchcock
Sequências de títulos de Saul Bass
0 comentários:
Postar um comentário