Satoshi Taijiri

Leave a Comment

Biografia Satoshi Taijiri
por Pedro Gabriel


Satoshi Taijiri é um designer de jogos mais conhecido por ter criado a franquia Pokémon.

Satoshi Taijiri,CEO da Game Freak.


Satoshi é considerado como um dos maiores revolucionários dos jogos de todos os tempos, isso por que ele popularizou a forma de interatividade entre os jogos além de ter salvado o mercado de jogos da época e até a própria Nintendo, empresa que publica os jogos de Satoshi hoje em dia.
Satoshi nasceu no ano de 1965 em Mashida, cidade que agora faz parte de Tokyo no Japão.
Mashida era uma cidade rural e um dos passatempos preferidos de Satoshi era colecionar insetos, hábito que foi se transformando junto com a própria cidade, cada vez mais desenvolvida seus campos verdes mudaram para edifícios e shopping centers e sua paixão foi de insetos para videogame e fliperamas, hábito que quase o fez ser reprovado do ensino médio.
Satoshi fez um curso técnino em eletrônica na escola técnica de tokyo e nunca foi para faculdade como muitos desenvolvedores de jogos atuais.
Em 1981 criou uma revista sobre jogos “Game freak”, inicialmente produzida por ele sozinho com colagens e textos próprios, a produção foi baixa porém de qualidade e foi o suficiente pra chamar atenção do seu futuro parceiro e ilustrador Ken Sugimori. Juntos elevaram a qualidade da revista e se tornaram bons amigos.
Em 1989 Criaram a Game Freak, desenvolvedora de jogos. Isso depois de Satoshi ter comprado o Famicon lançado em 1983 ( NES ou nintendinho aqui no Brasil) e desmembrado ele totalmente para aprender como funcionava, com a finalidade de produzir os seus próprios jogos.
Em 1990 seu primeiro jogo foi publicado pela Namco para o Famicon, “Mendel Palace”.


Mendel Palace um jogo estilo Action/puzzle
Para o FAMICON

Mas foi também esse ano que Satoshi teve a sua maior inspiração, ao ver duas crianças jogando o falecido Game Boy com o cabo link (acessório que permitia uma game boy conectar com o outro para jogar em conjunto) e imaginou se por aqueles cabos, pudessem passar os insetos do seu tempo de infância.

Game Boy conectado com o cabo link

A Game Freak já tinha ajudado a Nintendo a produzir alguns jogos para o NES, o que fez com que Satoshi apresentasse a ideia para outro dos maiores designers de jogos da história Shigeru Miyamoto, criador de Mario e The legendo of Zelda. O conceito foi aprovado,e a produção do jogo demorou 6 longos anos, o nome do jogo seria capsule monsters, porém por problemas de patenteamento Satoshi acabou alterando para Pocket Monsters (monstros de bolso) abreviado para Pokémon. Foram Lançados Duas Versões no Japão, Red e Green. Cada uma com algumas diferenças que justificavam o uso do Cabo link para trocar informações entre as versões, além da possibilidade de batalhar com seus amigos. O game foi um sucesso Monstruoso e vendeu mais de 10.4 milhões de cópias só no japão, a venda de vídeo games que estava fraca subitamente elevou e o mercado foi salvo, o game boy da Nintendo que já estava no mercado algum tempo com baixo lucro para a empresa voltou a vender bem. A franquia hoje é uma das principais da Nintendo e a Game Freak é uma Publisher exclusiva da Nintendo.




Pokemon Red,1996 Game Boy.


Pokemon X,2013 Nintendo 3ds.



Curiosidades:


Satoshi Taijiri foi diagnosticado com síndrome de asperger de acordo com a biografia Satoshi Tajiri: Pokémon Creator publicada pela KidHaven Press. O que justificaria Satoshi não aparecer muito publicamente, mesmo sendo tão famoso e respeitado no mundo dos games.


O protagonista de Pokémon, Ash se chama Satoshi no Japão, e o seu rival Gary se chama Shigeru (uma homenagem a seu amigo e mentor Shigeru Myamoto)


Ken Sugimori, amigo de Satoshi e co-fundador da Game Freak é quem faz as ilustrações dos jogos e também já ilustrou para o anime e algumas cartas do Card game de Pokémon.


Satoshi Taijiri Dorme 12 horas e trabalha 24 horas depois, segundo ele isso o ajuda na hora de bolar ideias para os seus jogos.


Fonte:

http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Satoshi_Tajiri

http://kotaku.com/5806664/how-pokemon-was-born-from-bug-collecting-and-aspergers-syndrome

http://techland.time.com/2013/10/11/10-things-you-might-not-have-known-about-pokemon/



0 comentários:

Postar um comentário