Alfons Mucha

Leave a Comment

Por David Rodrigues Alves


Alphonse Mucha foi um pintor da Morávia, República Tcheca, do final do século 19 e início do século 20 e de grande influência no movimento Art Nouveau. Sua arte influenciou toda uma geração de pintores.  Antes da fama, Mucha, que estudava meio que terceirizado, ficou à deriva em Paris, sem dinheiro e sem caminho a seguir.



Nestes período difícil,  desenvolveu seu estilo e em janeiro de 1895 mostrou este aos cidadãos, quando criou um cartaz para Sarah Bernhardt, conhecida como a mais famosa atriz da história, para a peça Gismonda. Sarah assinou um contrato de seis anos para criação de seus cartazes, cenários e figurinos.

Mucha foi um sucesso imediato!



Sua fama se espalhou ao redor do mundo e as várias viagens à América resultaram em capas e ilustrações em uma grande variedade de revistas americanas.No final da década, ele estava preparado para começar o que ele considerava como o trabalho da sua vida, o “The Slav Epic“, uma série de grandes pinturas narrando acontecimentos importantes da nação eslava.

"The Slac Epic" - O Maior quadro tinha 8x6 Metros.

Vinte telas foram criadas e apresentadas para a cidade de Praga em 1928. Cobrindo a história dos povos eslavos da pré-história ao século XIX. As telas foram apresentadas na Europa e na América, e fez grande sucesso.


Vocês podem perceber como a arte dele é praticamente 100% Art Nouveau, seguindo linhas naturais, curvas, relacionadas com a natureza, e como dito, ele foi o percursos desta maneira de pintar, tanto que o estilo Art Nouveau, era antes de sua concepção, conhecido como Estilo Mucha.




Vocês podem conferir o trabalho completo dele no site oficial, em inglês:

0 comentários:

Postar um comentário