Philippe starck

Leave a Comment
Por Fred Nunes




Philipe Patrick Starck, nasceu em 18 de janeiro de 1949 em Paris e formou-se pela Escola Nissim de Camodo também em Paris. Destacou-se no mundo do design com uma obra multidisciplinar que abrange objetos do dia-a-dia, motocicletas, barcos, cadeiras e etc. Philippe criou sua primeira empresa em 1968. No ano seguinte em 1969, tornou-se diretor de arte de Pierre Cardin.

Em 1975, começou a trabalhar como designer de interiores e produtos transformando-se em um ícone do design moderno e ganhou vários prêmios. Um ano depois acaba a parceria entre Philippe e Pierre, onde Philippe começa a trabalhar na decoração de casas de espetáculos e night-clubs parisienses.





Juicy Salif

Em 1980, passa a criar e recriar peças coloridas e bem humoradas para o uso na atividade do cotidiano. Uma das peças mais conhecidas é o espremedor de laranja, chamado de Juicy Salif e mais uma infinidade de utensílios domésticos, como: pratos, talheres, etc.

Em seguida, ele muda seu foco para arquitetura, e passa a projetar casas de espetáculos e cafés no Japão e Espanha, casas ultramodernas e uma fábrica na França, um museu na Holanda e reformas em prédios históricos nos Estados Unidos. Hoje, ele vive em quatro cidades diferentes. Paris, onde mantém seus contatos, em Nova York, onde produz maior parte do seu trabalho técnico, Londres e Burano (Itália) onde ele também trabalha.

A coleção folha Grandes Designers o homenageou junto dos mais 19 profissionais da área e no seu texto chamativo deixava o seguinte contendo inclusive o ponto de vista dele sobre como ele é:

"Subversivo, ético, ecológico, político, divertido... é assim que vejo meu papel como designer."



"Os milhares de projetos – já concluídos ou para o futuro –, a fama internacional e a criatividade multiforme nunca deveriam tirar o foco da visão fundamental de Philippe Starck: a criação, seja qual for sua forma, deve melhorar a vida do maior número possível de pessoas.

Sua consciência precoce das implicações ecológicas, o entusiasmo com que imagina novos estilos de vida, o amor que sente pelas ideias, o empenho com que defende a inteligência daquilo que é útil – e a utilidade da inteligência – o levaram de uma criação icônica a outra… Desde produtos de uso cotidiano, como móveis e espremedores, até grandes iates revolucionários, hotéis que estimulam os sentidos, lugares fantasmagóricos e hélices eólicas personalizadas, tudo nunca para de colocar em discussão os limites e os critérios do design contemporâneo. Inventor, criador, arquiteto, designer, diretor artístico, Philippe Starck é sem dúvida um homem que descende diretamente dos artistas do Renascimento."





Uma noticia recente comemora o fato de que o bairro de Madureira, no subúrbio carioca, é o primeiro local do Brasil a receber obras da filial brasileira do escritório de Philippe Starck, o designer britânico abriu há dois meses uma sucursal de sua grife - a yoo - em São Paulo.

E é a pista de skate do Parque de Madureira que receberá bancos desenhados por Starck. O mobiliário será construído em fibra e ferro pela yoo e doado para a prefeitura do Rio de Janeiro.

Além dos bancos, cujo desenho será revelado no fim de julho, Philippe Starck está com quatro projetos de arquitetura em curso no país: dois hotéis e dois edifícios residenciais, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

"Esse é o momento certo para investir no mercado brasileiro que está mais maduro. O Brasil está na iminência de uma grande mudança, e com isso o mercado local passa a desejar mais qualidade de vida e diversidade de opções. Queremos trazer o design europeu para cá de uma maneira que possamos celebrar tanto o nosso design, como o brasileiro", disse John Hitchcox, sócio de starck, em entrevista para o jornal "O Globo"




Philippe starck para vestir




Motor yacht A 2008

0 comentários:

Postar um comentário