Macia Larica - Design Grafico

1 comment

por Carlos Eduardo


Entrevista com a designer Márcia Larica

concedida em junho de 2005 a Mariana Henriques, Marina Santos, Bruna Rodrigues, Lívia Maria, Vinícius Agostini - 5º DG Manhã - UEMG


Como e onde você aprendeu design?

Acredito no aprendizado como um processo contínuo e amplo, que não se interrompe com a conclusão de um curso acadêmico. Estudei desenho industrial na FUMA, fui bolsista do CNPq no Laboratório Brasileiro de Design em Florianópolis e iniciei o mestrado MA Typo/graphic Design na London College of Printing em Londres, que não conclui. Tenho experiência profissional diversa, trabalhando como designer em televisão, em empresas de design gráfico, em agência de publicidade e no próprio escritório. Somando tudo isso posso dizer que tenho aprendido a cada dia, seja trabalhando com outros profissionais, trocando informações, estudando, pesquisando, lendo, fazendo.

Qual era o contexto do design quando você era estudante?


Se hoje a função do designer já não é bem entendida, principalmente em Minas Gerais, quando eu fazia o curso de graduação tudo era bem mais desconhecido. Design naquela época era algo quase ?utópico?, principalmente design de produto. Pouquíssimas ofertas de trabalho na área, ensino precário, quase nenhuma publicação em português, entre outras dificuldades. Como você usou o que aprendeu? Apesar de ter graduado em design de produto, segui o design gráfico. Tento aplicar em meus projetos, além da parte técnica, os fundamentos que acredito: ética, profissionalismo e envolvimento.


Como você se desenvolveu na vida profissional?

Fiz estágios, trabalhei com profissionais mais experientes de diversas áreas, sempre com muito interesse e dedicação.

Qual trabalho seu você considera o mais importante da sua carreira? E qual foi o que mais gostou de fazer?

Não existe o trabalho que eu considere "o mais importante", ou o que "mais gostei", mas existem projetos em que "acertamos" mais, que vamos além. Neste sentido o Álbum de Figurinhas do MHAB - Museu Histórico Abílio Barreto simboliza bem esta situação. O cliente solicitou um folder com a programação mensal do Museu e a solução que apresentei foi o álbum, que hoje já está na 7ª edição e é um material de referência, extrapola a temporalidade, divulga as atividades do MHAB .


http://designuemg.blogspot.com.br/2006/11/marcia-larica.html


A Bienal Brasileira de Design Gráfico


Qua, 12 de junho de 2013 | Por Tom Banks


O design gráfico da Bienal Brasileira retorna este mês, organizada pela ADG Brasil, a Associação Nacional designers gráficos, e apresentando um programa notável que tem uma perspectiva distintamente internacional.




Ladrilhos hidráulicos por Marcia Larica e Joa o Grillo




Ladrilhos hidráulicos por Marcia Larica e Joa o Grillo



http://www.designweek.co.uk/whats-on/the-brazilian-graphic-design-biennial/3036645.article

Um comentário:

  1. Excelente: o Brasil precisa é de alta-cultura, urgente! Bom design nas ruas da cidade. Poesia e música de grande qualidade.
    O PT® deu "corda" para a invenção e criação do Sertanejo Universitário, na década passada! É o Brasil a partir do Ministério de Gilberto Gil que priorizou a Indústria Cultural baranga do Brasil... Ele não 'tava nem aí. Onde o "Sertanejo Universitário" passou a ter valor, -- gestão do PT®.

    E as "máscaras" do nosso passado recente político?
    Aqui em nosso Brasil vivemos conseqüência do nosso passado político recente (2 décadas). Fome, falta de moraria, atraso, escolas ruins, falta de hospitais: concreto...
    O resto são frasinhas:
    Nada fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas. O PT© pratica lavagem cerebral. Vejamos:
    Trazendo a mente algo bem recente na política. Observe:
    Com a "Copa das Copas®" do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.
    Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?
    Eis:
    Mas apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos desubstancializados. Sem corporeidade.
    Aqui a superficialidade do PETISMO®:
    Apenas signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda:
    Nem tudo que é legal é honesto:
    0. “Pronatec©”
    1. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
    2. “Coração Valente©” (super fake)
    3. “A Copa das Copas®”
    4. “Fica Querida©”
    5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
    6. “Foi Golpe®”
    7. “Fora Temer©”
    8. “Ocupa Tudo®”
    9. “Lula Livre®”
    10. “®eleição sem Lula™ é fraude” [kuá!, kuá!].
    11. “O Brasil Feliz de Novo®” (fake)
    12. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkk]
    13. “Ele não®”.
    14. “Minha Casa, Minha Vida©”
    15. “Saúde não tem preço®”
    16. “Haddad® agora é verde-amarelo®” [rsrs].
    17. “Bolsa Família®”
    18. “LUZ para todos™”(kkk).
    19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
    20. “Água para todos©” (é mesmo?)
    21. “Mais Médicos®”,
    22. PT® = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
    23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
    24. “bela, recatada e do lar®” PT é uma piada ridícula!
    25. “Rede cegonha©”
    26. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.
    PT© é vigarista e aderente ao charlatanismo.
    Vive de ótimos e CALCULADOS mitos propagandísticos.
    O PT© vive de lavagem-cerebral. O tal de: “me engana que eu compro”. PT® e PCdoB® são o Kitsch políticos. Bregas e barangos. Nivelam tudo por baixo. A arte, a cultura e a educação. Sobretudo a educação dos curuminhas de todo Brasil.

    ResponderExcluir