Gringo Cardia

Leave a Comment

Por - Paloma Oliveira





Waldimir Cardia Júnior, também conhecido como Gringo Cardia, (Uruguaiana,1957), é uma artista, arquiteto e designer brasileiro.


Formado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, criou uma nova linguagem nas áreas cenográficas de teatro, espetáculos de dança e show, tornando-se um dos artistas expoentes a partir da década de 1990.


Além de cenógrafo, Gringo Cardia é também designer, artista gráfico, arquiteto, diretor de videoclipes e diretor de arte. Muitas vezes, desenvolve a programação visual de toda a mídia de um espetáculo, desde o impresso gráfico e vídeo, até a criação e construção do cenário do show ou da peça. Seu estilo é transitar e transportar linguagens entre a realidade tridimensional construída (cenografia), a bidimensional desenhada (programação visual) e a imagem em movimento (vídeo e cinema). Em dança, faz a direção de arte e cenografia da Companhia de Dança Deborah Colker desde a sua criação. Trabalha com o grupo circense Intrépida Trupe durante dez anos.


Gringo já projetou cenário para cerca de produções teatrais e mais de shows de musica. Com seus mais de 70 videos musicais ganhou vários prêmios incluindo o prémio MTV com melhor vídeo brasileiro em 1990.


· Projetos:




Cenário para o desfile da Triton em 2005.




O primeiro cenário e mega parceria com Deborah Colker e sua companhia de dança.







Cenário para outro espetáculo da coreógrafa Deborah Colker.




Cenário montado no palco em show do Skank.







Cenário projetado para o espetáculo Ovo, Cirque du Soleil.

“Quando eu projeto cenários eu gosto de pensar grande, ultrapassar limites, eu não penso em cenário como um suporte para a produção. É mais do que uma mera decoração. Tem que ser uma parte integral do conceito e deve ser manipulado pelos dançarinos e atores do show.” – Gringo Cardia.


Em 2013, junto com o japonês Shigeru Ban e Diébédo Francis Kéré, de Burkina Fasso, renovou inteiramente o antigo Museu da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, dos anos 1980 e no ano de 2014, realiza seu primeiro carnaval, na São Clemente, onde junto com Bia Lessa, irão fazer um enredo sobre as favelas.








Reportagem exibida em 20/06/2009. O Vitrine é um programa da TV Cultura.

0 comentários:

Postar um comentário